Grupo São João promove campanha de prevenção às DST entre os colaboradores

Publicado por GSJ em

Os colaboradores do Grupo São João – neste primeiro momento aqueles que atuam na garagem, em Sorocaba, e no Terminal João Souto Neto, em Votorantim – estão recebendo material de apoio e preservativos numa campanha de prevenção e divulgação das DST (doenças sexualmente transmissíveis).

A agente de bordo e presidente da Cipa (Comissão Interna de Prevenção a Acidentes), Renata Bartels Cruz, explicou que este é o primeiro ano que a empresa promove a campanha. Ainda segundo ela, os materiais também serão distribuídos aos colaboradores das filiais de Piedade, Salto de Pirapora e São Miguel Arcanjo. 

O empenho dos cipeiros, o apoio da direção do Grupo São João e dos colaboradores do setor administrativo colaboraram para o sucesso da campanha, acrescenta Renata Cruz. Coube à Secretaria de Saúde de Votorantim fornecer os materiais de divulgação e os preservativos masculinos e femininos. “Foi muito gratificante”, afirma.

A agente de bordo e presidente da Cipa fez questão de nomear, um a um, os cipeiros que estão ao seu lado nesta iniciativa. São eles: Adriano Silva, Gilson Teixeira, Lenice Cau, Matheus Braz (vice-presidente), Murillo Dalgles, Ricardo Campos, Viviane Dias (secretária) e Wanderlei Lima. 

O QUE SÃO DST?
Conforme a Secretaria de Estado da Saúde, as DST são transmitidas, principalmente, por contato sexual sem o uso de camisinha com uma pessoa que esteja infectada e, geralmente, se manifestam por meio de feridas, corrimentos, bolhas ou verrugas. As mais conhecidas são gonorreia e sífilis. 

Algumas DST podem não apresentar sintomas, tanto no homem quanto na mulher. E isso requer que, se fizerem sexo sem camisinha, procurem o serviço de saúde para consultas com um profissional de saúde periodicamente.

Essas doenças quando não diagnosticadas e tratadas a tempo, podem evoluir para complicações graves, como infertilidades, câncer e até a morte. Usar preservativos em todas as relações sexuais (oral, anal e vaginal) é o método mais eficaz para a redução do risco de transmissão das DST, em especial do vírus da Aids, o HIV. 

Outra forma de infecção pode ocorrer pela transfusão de sangue contaminado ou pelo compartilhamento de seringas e agulhas, sobretudo no uso de drogas injetáveis. A Aids e a sífilis também podem ser transmitidas da mãe infectada, sem tratamento, para o bebê durante a gravidez, o parto. E, no caso da Aids, também na amamentação. 

O tratamento das DST melhora a qualidade de vida do paciente e interrompe a cadeia de transmissão dessas doenças. O atendimento e o tratamento são de graça nos serviços de saúde do SUS.

O GRUPO SÃO JOÃO
Há 55 anos o Grupo São João presta serviços de transporte coletivo de passageiros e atua em vários municípios que compõem a Região Metropolitana de Sorocaba, realizando o transporte em linhas municipais, intermunicipais, transporte escolar, transporte de pacientes e outros. Atua também na Bahia, onde realiza o transporte coletivo municipal em Feira de Santana, segundo maior município daquele Estado. As empresas que compõem o Grupo São João são certificadas com o ISO 9.001 e o ISO 14.001.

Categorias: Olhar Seguro

0 comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *