Grupo São João investe em sistema que proporciona o reúso de água

Publicado por GSJ em

A preservação do meio ambiente e dos recursos naturais renováveis sempre foi uma das preocupações do Grupo São João, empresa que opera o transporte público municipal de Votorantim, algumas linhas metropolitanas de cidades da região de Sorocaba e ainda atua em Feira de Santana, Bahia.

Na segunda-feira (22) comemoramos o Dia Mundial da Água. Pois este bem da natureza tem atenção especial do Grupo São João. Prova disso é que a empresa possui um sistema que capta a água da chuva para utilizá-la nas descargas dos banheiros e na lavagem interna e externa de todos os veículos da frota.

A mesma água, inclusive, é reutilizada mais de uma vez. O sistema funciona assim: há cisternas (caixas coletoras) capazes de armazenar mais de 70 mil litros de água. Ali, o líquido é tratado e utilizado, evitando o desperdício e gerando economia.

O gestor de higienização, Emerson Bueno Alves, explica ainda que, depois de captada, a água passa por um processo de decantação, onde todas as impurezas são eliminadas. Em seguida é feito o bombeamento – o líquido passa pelo filtro e pelo cloro. Por último, as espumas são extraídas e, assim, a água retorna às caixas para ser usada.

Antes da implantação do sistema, o Grupo São João gastava 700 mil litros de água por mês. Hoje são apenas 200 mil litros. Além disso, a empresa recebeu o selo ISO 14000 pela boa prática de gestão ambiental.

Os próximos passos para o reúso da água serão a implantação de cisternas em todo o telhado da área de manutenção da empresa instalada em Sorocaba, interior de São Paulo. A água ali coletada também será utilizada nas descargas dos banheiros e para lavar os ônibus. “Este é mais um exemplo de que nos preocupamos, sim, com o meio ambiente e com os recursos naturais renováveis”, conclui Emerson Bueno.

O DIA MUNDIAL DA ÁGUA

Tocar assuntos relacionados a problemas de abastecimento de água potável; aumentar a consciência pública sobre a importância de conservação, preservação e proteção da água, fontes e suprimentos de água potável; aumentar a consciência dos governos, de agências internacionais, organizações não governamentais e setor privado e promover campanhas sobre a importância da água são objetivos definidos pela Assembleia Geral da ONU (Organização das Nações Unidas) para a instituição do Dia Mundial da Água. A resolução que criou a data é de 21 de fevereiro de 1992.

Categorias: Geral

0 comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *